terça-feira, 7 de setembro de 2010

Tentando levar vantagem em tudo.

Eu aproveitei o feriado pra pescar num pesque-pague da minha cidade. O dia estava bonito, quente, com ar de preguiça. Passei algumas horas na beira da represa, enquanto os meus filhos pegaram uns seis peixes bem bonitos. Depois nos dirigimos ao local onde os funcionários do pesque-pague fazem a limpeza e empacotam os peixes capturados. Entrei na fila para pesar os meus peixes logo atrás de uma senhora que aparentava uns cinquenta anos de idade, bem arrumada, tipo "mãe de familia". Assim que o funcionário pesou os peixes dessa senhora e ia fazer a anotação na ficha de consumo, ela virou pra ele e disse: "rapaz, marque uns dois quilos a menos aí na ficha". O rapaz ficou sem jeito, meio que sem entender exatamente o que estava acontecendo. Ela insistiu: "coloque menos aí na ficha". O rapaz - muito simples - ficou sem graça, constrangido, e disse que não podia fazer aquilo, disse que não era certo. Porque uma pessoa se dispõe a sair de sua casa e ir até um local de lazer, num feriado, pra fazer uma coisa dessas? Pra que ter uma "atitude" dessas? Levar vantagem até na hora de pesar alguns peixes? Atrás desse tipo de atitude é quase certo que existe um "ser" sem escrúpulos. Se uma pessoa assim tenta levar vantagem até na hora de pesar alguns peixes, o que mais ela seria capaz de fazer? Tenho medo até de pensar. Sinceramente, a minha sensação foi de nojo daquela mulher. Não consegui deixar de imaginar que é esse tipo de pessoa que vota e vai escolher os dirigentes do país daqui a alguns dias. O que a gente pode esperar de melhora no curto prazo? Nada. Não é esse ou aquele político que vai mudar esse país. O problema não está nos políticos; eles são meros reflexos do povo. O buraco é beeeeem mais embaixo. E não adianta me chamar de pragmático. Eu sou apenas realista.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Eu sou humano. Deus é divino.

Eu me espanto com o grande número de pessoas que vive tentando defender Deus. Como se Ele fosse um ser indefeso. Como se nem sempre Ele soubesse exatamente o que faz. Como se Ele necessitasse ser justificado constantemente.
Quando algo ruim acontece, uns dizem que foi "Deus quem quis assim". Ou que, no final das contas, "Deus sempre tem o melhor pra nós". Também gostam de insistir que "não devemos nos preocupar, mas sim esperar o tempo de Deus". "No tempo de Deus tudo vai se ajeitar". Ou que devemos ver as coisas "com a visão de Deus, com os olhos de Deus". Tudo justificativa para quando as coisas não acontecem do modo que nós - seres humanos - queremos e esperamos.
Pera lá: eu sou humano. Eu quero as coisas no meu tempo, no meu fuso horário. Eu olho pras coisas com os meus olhos humanos. Se Deus realmente existe e se foi Ele quem me criou, Ele me criou humano. Sou obra Dele. Eu não escolhi nascer humano. Eu não escolhi ter sensações, sentimentos, desejos, ansiedades, visões humanos. Sinceramente, eu preferiria ter nascido "divino", com super poderes. Acho que as coisas seriam mais fáceis. Mas só Ele é divino. Eu nasci humano. Eu fui criado humano. É como se "criar" um cavalo e querer alimentá-lo com comida de tartaruga. Ou querer que o cavalo se comporte como uma tartaruga, que pense e veja como uma tartaruga. Simplesmente não dá. Se o cavalo nasceu cavalo, ele vai viver como cavalo. Ele vai pensar, ver e agir como um cavalo. É a natureza dele. E, a propósito, foi justamente Deus que criou o cavalo com essa natureza. Assim, seria no mínimo injusto se exigir ou se esperar que o cavalo aja como qualquer outro animal.
Diz a bíblia cristã que Lúcifer era um dos anjos mais próximos de Deus e cometeu o erro de querer ser igual ou maior do que Deus. Por isso, foi expulso do paraíso. Foi condenado e lançado no inferno. Ninguém poderia ser igual ou maior que Deus. Nem tentar. Se Lúcifer, que não era humano e já tinha alguns super poderes, queria ser como Deus mas não pôde, porque hoje alguns têm a prepotência de exigir que as pessoas - simples seres humanos - ajam como Deus? Porque querem que pensemos, olhemos, ajamos como Deus ou que esperemos o tempo de Deus? Não é possível. Isso vai contra a natureza humana, criada pelo próprio Deus.
Eu ouso dizer que, se Deus nos quisesse pensando e agindo como Ele, Ele teria criado um monte de "deuzinhos". Mas não foi isso que Ele fez. Claro, creio que Ele teve os seus motivos, os quais eu desconheço. E quando nós - simples seres humanos - falhamos ao tentar agir como Deus, somos tomados pela frustração. Frustração que, por sua vez, vem acompanhada pelo sentimento de culpa. Ou ainda pior: pela condenação daqueles humanos que se apresentam como semi-deuses ou como legítimos embaixadores de Deus na terra. É assim que fomos ensinados na cultura cristã ocidental. Fomos criados por Deus como humanos. Mas, aqui na terra, somos constantemente "ensinados" ou "influenciados" a agir como Deus. Falhamos ao tentar agir como Deus e nos frustramos, nos entristecemos. Somos acusados por ter falhado e condenados a uma vida miserável, em função do nosso fracasso. Essa é a "fórmula". Mas será que Deus pensa assim? Será que é isso que Ele espera de nós?
Hipoteticamente, ao se admitir que Deus pensasse e esperasse esse tipo de atitude dos seres humanos, esse mesmo Deus seria considerado, aos olhos humanos, um ser sarcástico e contraditório. No mínimo.