Eu me espanto com o grande número de pessoas que vive tentando defender Deus. Como se Ele fosse um ser indefeso. Como se nem sempre Ele soubesse exatamente o que faz. Como se Ele necessitasse ser justificado constantemente.
Quando algo ruim acontece, uns dizem que foi "Deus quem quis assim". Ou que, no final das contas, "Deus sempre tem o melhor pra nós". Também gostam de insistir que "não devemos nos preocupar, mas sim esperar o tempo de Deus". "No tempo de Deus tudo vai se ajeitar". Ou que devemos ver as coisas "com a visão de Deus, com os olhos de Deus". Tudo justificativa para quando as coisas não acontecem do modo que nós - seres humanos - queremos e esperamos.
Pera lá: eu sou humano. Eu quero as coisas no meu tempo, no meu fuso horário. Eu olho pras coisas com os meus olhos humanos. Se Deus realmente existe e se foi Ele quem me criou, Ele me criou humano. Sou obra Dele. Eu não escolhi nascer humano. Eu não escolhi ter sensações, sentimentos, desejos, ansiedades, visões humanos. Sinceramente, eu preferiria ter nascido "divino", com super poderes. Acho que as coisas seriam mais fáceis. Mas só Ele é divino. Eu nasci humano. Eu fui criado humano. É como se "criar" um cavalo e querer alimentá-lo com comida de tartaruga. Ou querer que o cavalo se comporte como uma tartaruga, que pense e veja como uma tartaruga. Simplesmente não dá. Se o cavalo nasceu cavalo, ele vai viver como cavalo. Ele vai pensar, ver e agir como um cavalo. É a natureza dele. E, a propósito, foi justamente Deus que criou o cavalo com essa natureza. Assim, seria no mínimo injusto se exigir ou se esperar que o cavalo aja como qualquer outro animal.
Diz a bíblia cristã que Lúcifer era um dos anjos mais próximos de Deus e cometeu o erro de querer ser igual ou maior do que Deus. Por isso, foi expulso do paraíso. Foi condenado e lançado no inferno. Ninguém poderia ser igual ou maior que Deus. Nem tentar. Se Lúcifer, que não era humano e já tinha alguns super poderes, queria ser como Deus mas não pôde, porque hoje alguns têm a prepotência de exigir que as pessoas - simples seres humanos - ajam como Deus? Porque querem que pensemos, olhemos, ajamos como Deus ou que esperemos o tempo de Deus? Não é possível. Isso vai contra a natureza humana, criada pelo próprio Deus.
Eu ouso dizer que, se Deus nos quisesse pensando e agindo como Ele, Ele teria criado um monte de "deuzinhos". Mas não foi isso que Ele fez. Claro, creio que Ele teve os seus motivos, os quais eu desconheço. E quando nós - simples seres humanos - falhamos ao tentar agir como Deus, somos tomados pela frustração. Frustração que, por sua vez, vem acompanhada pelo sentimento de culpa. Ou ainda pior: pela condenação daqueles humanos que se apresentam como semi-deuses ou como legítimos embaixadores de Deus na terra. É assim que fomos ensinados na cultura cristã ocidental. Fomos criados por Deus como humanos. Mas, aqui na terra, somos constantemente "ensinados" ou "influenciados" a agir como Deus. Falhamos ao tentar agir como Deus e nos frustramos, nos entristecemos. Somos acusados por ter falhado e condenados a uma vida miserável, em função do nosso fracasso. Essa é a "fórmula". Mas será que Deus pensa assim? Será que é isso que Ele espera de nós?
Hipoteticamente, ao se admitir que Deus pensasse e esperasse esse tipo de atitude dos seres humanos, esse mesmo Deus seria considerado, aos olhos humanos, um ser sarcástico e contraditório. No mínimo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Enfim, alguém que tem pensamentos semelhantes aos meus.
ResponderExcluirRogério, eu pensei muitas coisas relativas ao que postou como por exemplo, porque o sexo é visto como pecado? Se todos os seres vivos devem procriar (cientificamente falando)... se um padre casasse, isto o impediria de abrir a bíblia e rezar a missa? E se Jesus realmente fosse apaixonado opr Maria Madalena e tivesse um filho? Isto impactaria na sua fé? É lamentavel como algo natural seja repulsivo nas religiões, por isso procuro acreditar somente em Deus e não frequentar igrejas, porque não sou moldável, não sou uma marionete e nem gosto de usar máscaras.
Todos tem uma essência. E essências não são mutáveis.