terça-feira, 19 de outubro de 2010

Sempre feliz??? Pera aí...

Você conhece alguém que está sempre feliz? Ou alguém que "diz" que está sempre feliz? Se você conhece alguém assim, tente ficar longe dessa pessoa: ela é doente. Muito doente. E se a ênfase for na "ausência da tristeza" e não na felicidade, a situação é ainda pior. Pois os psicopatas é que não possuem a capacidade de sentir a tristeza, e geralmente tentam produzir tristeza e terror em outras pessoas. Você conhece algum lugar onde o sol sempre brilha? Ou algum lugar onde a noite é constante? Ser "sempre feliz" é anti-natural, é anti-humano. O ser humano não foi criado pra ser sempre feliz. E é justamente nos momentos de dificuldades - e também de tristeza - que o homem mais cresce, mais se desenvolve e se fortalece. Outro dia eu li um trecho de uma entrevista e fiquei abismado. A pessoa entrevistada fazia questão de frisar o tempo todo o quanto ela era "sempre feliz", e que "nunca" se deprimia. Sabe aquelas atrizes de novela que nunca vão ao banheiro fazer cocô pra não interromper a "felicidade" que estão sentindo? Quem será que ela queria convencer? Pra quem será que ela precisava dizer isso com tanta ênfase? Eu acredito que, em primeiro lugar, pra ela mesma. Eu já tentei resumir a minha opinião pessoal sobre felicidade. E, cada vez mais, eu acho que a felicidade não é um "pacote pronto", mas sim momentos e experiências felizes. E o mais interessante - e que pode parecer contraditório - é que momentos difíceis também podem ser momentos felizes pelo crescimento proporcionado. Claro que, apenas posteriormente, esse momento difícil vai ser visto como um momento feliz, um momento de crescimento. De qualquer forma, está "na moda" ser "sempre feliz". É legal, é bonito, é moderno, é politicamente corrreto. Mas será que é saudável? Será que é honesto? Se você conhece alguém "sempre feliz", preste atenção: ninguém consegue fingir por muito tempo. Uma hora a máscara cai. E o mais dolorido é descobrir que está enganando a si mesmo. "A felicidade não é o que acontece na nossa vida, mas como nós elaboramos esses acontecimentos. A diferença entre o sábio e o ignorante é que o primeiro sabe aproveitar suas dificuldades para evoluir, enquanto o segundo se sente vítima de seus problemas." Roberto Shinyashiki

2 comentários:

  1. "Se você conhece alguém assim, tente ficar longe dessa pessoa: ela é doente. Muito doente. "

    kkkk eu ri!
    Mas é verdade. A maioria destas pessoas se alimentam da felicidade dos outros. É uma felicidade de fora para dentro, incompleta e mentirosa.
    Cansei de escutar as frustrações de pessoas assim. Isto foi quando trabalhei com clientes, que eram do tipo "A", como meu ex-chefe gostava de mencionar. Escutava desde frustrações diárias até frustrações sexuais de mulheres que tinham de manter uma aparência feliz. Alta sociedade... macabra.

    ResponderExcluir
  2. Muitas pessoas mostram que estão cada vez mais loucas, enganam-se a si próprias, ninguém é feliz o tempo todo, há momentos em que nos deprimimos, afinal a vida é cheia de altos e baixos. Isto é normal...
    Na verdade o que estas pessoas que se dizem sempre felizes, não sentem felicidade, sentem apenas ilusão. Acreditam que não podem demonstrar fraquezas, medos, frustrações e crises existenciais, esquecem-se que amadurecemos e crescemos cada vez que passamos por momentos difíceis.

    ResponderExcluir