domingo, 28 de março de 2010

Felicidade ou momentos felizes?

Provavelmente a maior busca da espécie humana em todos os tempos tem sido a busca pela felicidade. Mas o que é felicidade? Seria algo palpável, mensurável?
Sinceramente, eu não acredito em felicidade. Mas apenas em "momentos felizes". Acredito que possamos ter momentos felizes, dias felizes, encontros felizes etc. Ao final de um mês ou de um ano, podemos dizer que fomos felizes naquele período. Podemos dizer que, de alguma forma, encontramos felicidade. Mas para desfrutar desses momentos felizes precisamos nos concentrar um pouco mais no "hoje", no momento atual, o presente, que é o único tempo que realmente existe em nossas vidas.
Nós perdemos muito tempo sentindo saudades do ontem, nos lamentando pelo que fizemos ou deixamos de fazer no passado. Ou perdemos muito tempo sonhando e planejando o amanhã. A esperança por um futuro melhor nos impede de fazer um hoje melhor e mais feliz. Isso não quer dizer que não seja bom sonhar, sentir saudade ou ter esperança. Mas esses sentimentos ou atitudes não podem nos impedir ou nos afastar de viver o "hoje". O momento feliz tem que acontecer hoje. O "ontem" não existe mais. E o "amanhã" também não existe, pois ainda não chegou. E nem podemos garantir que chegue ou que estaremos vivos quando chegar.
É especialmente difícil colocar esses conceitos em prática num país ocidental, latino e cristão, onde se cultua a nostalgia, onde se prega a esperança por dias melhores e onde se defende uma fé cega. Seria mais proveitoso se nos ensinassem a viver o hoje, a ser feliz no hoje. Ao viver dessa forma, posteriormente, a saudade de um passado feliz e a chegada de um amanhã tranquilo acabariam sendo mera consequência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário