domingo, 28 de março de 2010

Politicamente (in)correto

Às vezes é engraçado ver algumas idéias sobre o que seria politicamente correto. Prega-se por aí que é politicamente correto "sempre" se jogar o lixo no lixo. Mas será?
Você já parou pra pensar em quantas pessoas perderam os seus empregos no serviço de limpeza das salas de cinema desde que começaram a nos incentivar a guardar o lixo pra depositá-lo, no final do filme, num recipiente localizado próximo da saída? Ao final da sessão, a sala está praticamente limpa e uma limpeza mais caprichada se torna desnecessária. Quem ganhou com isso? A natureza? Ou o proprietário do cinema(que economizou a maior grana com funcionários a menos)? O mesmo raciocínio vale pra quando levamos a nossa bandeja e despejamos os restos da nossa comida no lixo, nas praças de alimentação dos shopping centers. Quantas pessoas estão desempregadas porque nós estamos fazendo algo que poderia ser feito por elas? Ao disponibilizar uma praça de alimentação, o mínimo que um shopping poderia fazer seria oferecer o serviço de recolhimento dos pratos e bandejas na mesa. Para o nosso conforto, como consumidores. Quem ganha/economiza com isso? Obviamente, o shopping.
Acho que nem sempre o politicamente correto é correto ou o mais apropriado. Depende das circunstâncias. Depende do lado em que se está.

Nenhum comentário:

Postar um comentário