quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Tendências e probabilidades: sinais.

Há regras pra muito pouca coisa nessa vida. Quase nada é estável ou imutável. A vida oscila e evolui constantemente. No entanto, em qualquer situação da vida há tendências e probabilidades que deveriam ser observadas sempre. Tendências e probabilidades são sinais que, muitas vezes, nos recusamos a enxergar.
Quando o ser humano está empolgado e vivendo um momento feliz, ele se recusa a enxergar sinais negativos. Às vezes, uma situação aparentemente boa de repente se torna ruim. Na verdade, não deve ter sido tão "de repente" assim, já que provavelmente sinais eram visíveis ou perceptíveis. O detalhe é que esses sinais foram ignorados ou desprezados. Ou, ainda pior, esses sinais foram negados. A velha mania da negação. Por que? Fuga ou defesa? Talvez os dois, talvez outro motivo qualquer.
Por isso, o melhor é começar a observar mais o que acontece ao nosso redor, dar mais atenção a detalhes, se lembrar das experiências passadas. É viver o hoje, sem desprezar o passado ou as experiências vividas. Maturidade é experiência. Quem não experimenta, não amadurece.
Se você está prestes a entrar em determinada situação, analise as probabilidades de essa nova experiência ser positiva ou dar certo. Analise a tendência. Tende a dar certo? Quais os "prós" e os "contras"? Essa análise deve ser fria e objetiva, longe de emoções e sentimentos. Se há mais "contras" do que "prós", caia fora enquanto é tempo. O sofrimento será menor. É burrice "remar contra a maré". É insensato caminhar contra uma tendência.
Você já ouviu a expressão "tentar segurar uma faca caindo"? Qual a probabilidade de, na queda de uma faca, você conseguir segurar apenas no "cabo" sem correr o risco de se cortar? Concorda que a probabilidade é mínima? Então pra que "tentar agarrar faca caindo"? Pense.

4 comentários:

  1. Eu provavelmente cortaria a minha mão. Sempre arrisquei, nunca tive receio de me ferir. E talvez não seja negação, fuga ou defesa, às vezes, em determinadas fases da vida, ficamos cegos o que não impede de nos amadurecer com isso. Abração ^^

    ResponderExcluir
  2. Nossa neste dia voce não dever ter acordado bem...Sim temos que pensar muito antes de dar um passo, mas nem sempre tudo que parece é...Por isso com certeza eu tentaria pegar a faca, quem sabe pegaria pelo "cabo". Se me cortar nada que uns pontos nâo resolva, lógico vai ficar a cicatriz, mas a dor do corte vai passar.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Meninas, já fui muito impulsivo e inúmeras vezes eu tentei "pegar a faca caindo". Mas me cortei feio. Por isso, hoje eu me esforço pra enxergar os sinais e manter os pés no chão. Tem funcionado.
    Obrigado por acompanharem o blog!!!

    ResponderExcluir
  4. Nossa adoro suas redações , são ótimas !Faz um livro ,adorei essa do bêbado ri muito no final rsrsrs...

    ResponderExcluir