quarta-feira, 13 de abril de 2011

O primeiro dia de aula no novo colégio.

Era o começo de 1988 e eu estava prestes a ingressar no ensino médio. Até então, eu sempre tinha estudado em escolas públicas, numa cidade pequena. Mas agora a mudança seria grande. Eu iria pra um colégio particular, numa cidade maior, em busca de melhor preparo visando o vestibular dalí a três anos. O objetivo era ser aprovado numa universidade pública já na primeira tentativa.
Esse novo colégio estava na moda, era badalado, cheio de gente com grana, tudo muito diferente da minha realidade. Eu me sentia inseguro até mesmo com o tipo de roupa que eu deveria vestir pra estudar lá, já que até isso seria novidade pois eu estava acostumado com o uniforme azul e branco da escola pública estadual.
Na minha cidade, havia um ônibus estudantil que pegava os alunos às 6h20 da manhã na praça central da cidade e os deixava na porta do colégio. Eu sabia que teria que acordar cedo, por volta de 5h45, pra não correr o risco de perder aquele ônibus. Caso eu perdesse esse ônibus, seria o maior transtorno pra pegar um ônibus de linha que me levasse até a estação central dessa outra cidade e, de lá, pegar outro ônibus até o colégio.
Finalmente o primeiro dia de aula no novo colégio chegou. Acordei cedo, assustado pois ainda estava escuro, me arrumei rapidamente, peguei o meu material e saí correndo pra pegar o tal ônibus estudantil sem sequer tomar o café da manhã. Percorri umas três quadras até o ponto do ônibus e... perdi o ônibus!!! Logo no primeiro dia!!! Acho que calculei mal o meu tempo.
Me bateu um desespero. Quando olhei pra trás, percebi que uma amiga-vizinha vinha correndo em direção ao ponto, com cara de assustada, pois também tinha percebido que o ônibus já tinha passado. Mas aí ela me deu uma boa notícia. Ela disse que o pai trabalhava no centro dessa outra cidade e que, se a gente corresse até a casa dela, a gente ainda conseguiria pegar uma carona com ele. Ele nos levaria até o novo colégio sem que a gente se atrasasse.
Acontece que o pai da minha amiga tinha um Ford Corcel 1 alaranjado - o mais alaranjado possível, diga-se de passagem, bem antigo, imagino que mais ou menos ano 74. Embora hoje eu goste de carros antigos, naquela época, aos 14 anos de idade, eu achava ridículo qualquer Ford Corcel 1, ainda mais se fosse alaranjado. Chegar no novo colégio no primeiro dia de aula num carro assim seria a morte pra mim.
Pois é, morri. De vergonha. O pai da minha amiga, todo atencioso, fez questão de parar o carro bem na porta do colégio. E era o momento do rush. Imagine só como eu e minha amiga nos sentimos descendo do Corcel 1 alaranjado no meio de todos aqueles carrões. E isso bem no primeiro dia de aula, assustado e sem conhecer ninguém. Desci do carro roxo de vergonha e entrei rapidamente no colégio, tentando não chamar muita atenção.
Se bem que, a essa altura, o que poderia chamar mais atenção do que o Corcel 1 alaranjado???

2 comentários: