quarta-feira, 12 de outubro de 2011

A fuga para a cozinha

Hoje eu fiz uma descoberta que me deixou estarrecido.
Eu não me considero mais uma pessoa muito ansiosa, nem tão impulsiva - já fui ansioso e impulsivo quando era mais jovem. Mas eu acabei de perceber que, toda vez que tenho algo pra resolver ou decidir e não sei exatamente o que fazer, inconscientemente, eu vou pra cozinha e começo a lavar a louça. Como eu disse, eu estava fazendo isso sem perceber, era totalmente inconsciente.
Eu nunca soube de um mecanismo de fuga ou defesa parecido com esse. E o interessante é que lavar louça, juntamente com passar roupa, sempre foram as piores coisas do mundo pra mim.
Claro, a esquisitice tem algo de positivo. Ultimamente é raro encontrar louça suja na pia da minha cozinha. Bem diferente das pilhas de louça suja que costumavam se acumular na pia até que não existisse mais um único copo ou talher limpo e eu tinha que me render e lavar tudo. Quer dizer, nem tudo. Muitas vezes, eu lavava apenas o que eu iria precisar naquele momento. A pilha estava tão alta, tudo tão bem organizado e encaixado - uma espécie de Lego da louça suja, que parecia uma obra de arte, e eu ficava com dó de destruir aquele trabalho.
Como em tudo na vida sempre há algo de positivo, fica a dica: se você estiver se sentindo tenso, ansioso, indeciso, corra pra cozinha e lave toda a sua louça. Faça isso devagar, refletindo, curtindo a esponja, o detergente, a espuma que vai se formando... Se, no final, você ainda estiver tenso e indeciso, ao menos você vai sentir aquela sensação de dever cumprido. A louça estará limpa e você terá um problema a menos com que se preocupar.
A louça é só uma opção. Se você não tiver louça suja, também vale limpar o banheiro ou passar roupa. O importante é você se sentir bem.

2 comentários:

  1. Está aí uma coisa interessante. Eu tenho uma mania, posso até deixar louça suja na pia durante o dia, parece "tolerável", "suportável". Mas a noite não tem jeito, se for dormir e deixar a pia com louça suja parece que alguma coisa na casa está errada ou mal terminada. Quantas vezes perdi o sono e só voltei a dormir depois de ter lavado a louça da janta. Morei com uma garota na época da faculdade que quando estava estressada...ficava muito mais tranquila depois de faxinar toda a casa. Era engraçado mas se ela tinha muita coisa pra estudar/resolver e não conseguia ...a casa podia estar relativamente limpa, ela inventava uma limpeza pra fazer. Aquilo me irritava um pouco. Nunca pensei nisso como uma válvula de escape, mas você tem razão, existe uma fuga na "limpeza", limpando algum lugar/objeto estamos limpando/esvaziando também nossa mente.
    Amei esse texto! Nota 10!

    ResponderExcluir
  2. Piadinha boba, precisamos apenas de terapia...ter a pia cheia de louça pra lavar.

    ResponderExcluir