sexta-feira, 9 de abril de 2010
Lago Igapó 2: ciclistas X pedestres
Ficaram bem legais as mudanças implementadas na região dos Lagos Igapó 2 e 3, em especial a separação de um espaço maior para a prática de atividades físicas com a interdição de parte das ruas que circulam o lago. Uma iniciativa simples, barata, mas muito útil e saudável pra população londrinense.
Todavia, vale a pena fazer algumas considerações, mais especificamente em relação ao Lago 2.
Em primeiro lugar, a calçada é estreita, está esburacada e irregular. O piso até poderia ser consertado, mas a calçada continuaria estreita, ainda mais se considerarmos o número de pessoas que caminha ou corre naquele local e que aumenta a cada dia, seguindo uma tendência mundial de se aprimorar os cuidados com a saúde.
Em segundo lugar, ainda que seja super interessante e saudável andar de bicicleta e seja importante a criação de ciclovias, o fato é que o número de pedestres e corredores é infinitamente maior do que o número de ciclistas se utilizando da pista ao redor do lago. Sei lá, poderíamos arriscar dizer que a proporção é de 50/1. E, diante do tumulto que tem se formado em trechos da pista de caminhada/corrida nos horários de maior utilização, as pessoas acabam passando para a ciclovia. Já até ocorreram alguns pequenos atropelamentos na ciclovia.
Pois bem, eu critico mas trago uma sugestão. Vamos reconhecer que vai ser inviável o uso seguro da ciclovia no trecho ao redor do Lago 2. Porque, então, a prefeitura simplesmente não estende a calçada sobre o espaço da ciclovia??? A calçada ficaria com praticamente o dobro do tamanho atual. E os ciclistas poderiam continuar utilizando o espaço mais novo, que acaba de ser reservado, ao redor do Lago 3.
Essa solução traria mais conforto e segurança para as pessoas que frequentam o Lago 2. E o Lago 3, que não possui calçada, ficaria destinado aos ciclistas. Cada um na sua.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário