terça-feira, 18 de maio de 2010

Celibato

A intenção aqui é abordar a questão do celibato de forma mais objetiva possível, deixando de lado ideologias ou paixões. Não importa a quem se atribua a criação e a evolução do homem, a Deus ou ao big bang, é fato que o homem possui órgãos reprodutores, é movido por hormônios, possui desejos e vontades guiados pelo seu cérebro. Essa é a fisiologia humana. Isso é fato. Imaginemos que exista um Deus ou um ser superior e criador que tenha formado o homem. É de se presumir que, se esse Ser tivesse a intenção de criar alguns humanos separados para o celibato, Ele, na sua imensa sabedoria, o teria feito de modo que alguns homens nasceriam sem os órgões reprodutores, ou não produziriam os mesmos hormônios comuns aos demais membros da espécie. Seria cruel se criar humanos como humanos e, depois, exigir que alguns seres se abstivessem de querer e sentir vontades e desejos de praticar atos para os quais foram criados em sua essência. Imagine alguém que foi criado e condicionado para ter sede e fome, mas que fosse pressionado para não sentir sede e fome, ou fosse impedido de ter sede e fome. Isso seria anti-humano. Deus não instituiu o celibato. Os homens instituíram o celibato. E a história deixa claro que os motivos pelos quais o celibato foi instituído não eram nem um pouco nobres. Pelo contrário, eram os mais materialistas possíveis. Não adianta querer argumentar que alguns homens simplesmente optam pelo celibato de forma espontânea e voluntária. Esses homens não sabiam o que enfrentariam na vida celibatária simplesmente porque ainda não tinham enfrentado esse desafio. Muitos foram pressionados pela própria familia, desde o seu nascimento, para optar por aquele caminho. E, após assumida a postura do celibato, esse mesmo homem não é mais livre para voltar atrás, pois, em seu íntimo, assumiu um compromisso perante a familia, perante os amigos, perante a igreja e a sociedade. O preço de voltar atrás seria muito alto. O risco de exclusão social e familiar seria imenso. A essência humana é contrária ao celibato. E, por isso, cedo ou tarde essa essência vai prevalecer. Ultimamente, têm se tornado cada vez mais comuns, ou mais públicos, os problemas decorrentes dessa tentativa de se lutar contra a essência do homem - contrária ao celibato. E os resultados são extremamente tristes para todos os envolvidos.

Um comentário:

  1. Rogério, o mais sintomático é a carta enviada por Obama a Lula há 15 dias, divulgada pela agência reuters hoje, 21.
    Desmascara toda a jogada "estadunidense", inclusive pautando como premissa vários aspectos já referendados no acordo Brasil-Irã-Turquia.

    A guerra é um dos "melhores" subterfúgios políticos para quem encontra resistências dentro da política interna. Vide Bush pai e filho.

    É isso!
    Abraço
    Levy

    ResponderExcluir