segunda-feira, 28 de março de 2011

Você acredita em sexto sentido ou intuição?

Eu não acredito. Não acho que isso exista na forma como as pessoas geralmente dizem sentir. Na verdade, eu acredito em algo que não tem nada de sobrenatural.
O que a gente sente às vezes e que nos impulsiona a tomar determinadas decisões ou atitudes? Que força é aquela que algumas pessoas chamam de intuição ou sexto sentido?
O nosso cérebro é extremamente complexo e a ciência ainda está longe de desvendá-lo completamente. Mas é consenso que o cérebro é capaz de coisas que a própria ciência desconhece. E isso não tem nada de sobrenatural; é apenas "cerebral" mesmo.
O cérebro é tão potente e hábil que passa cada segundo de nossas vidas captando e processando absolutamente tudo o que acontece à nossa volta, mesmo - e principalmente - quando não estamos "ligados". Cada som, luz, informação, nada passa despercebido. Não importa se estamos dormindo, acordados ou concentrados em outras atividades. Tudo é captado, processado e armazenado no cérebro. É o maior banco de dados possível. E isso acontece ininterruptamente - desde a vida do feto até a morte.
Assim, com um "banco de dados" como esse e uma incrível capacidade de processamento das informações, toda vez que o indivíduo é colocado numa situação em que precisa agir, em que precisa se manifestar, o cérebro imediatamente "providencia" as melhores soluções possíveis para aquela situação, sempre de acordo com aquelas informações que foram armazenadas durante toda a vida. É tudo tão rápido e automático que alguns chegam a acreditar que seja algo sobrenatural - algo que chamam de intuição ou sexto sentido.
Vale a pena frisar que eu não estou afirmando a inexistência de acontecimentos sobrenaturais. Apenas quero dizer que, na maioria dos casos, aquela solução ou aquela sensação de uma "voz" falando no ouvido, nada mais é do que o nosso próprio cérebro nos socorrendo.

Um comentário:

  1. Eu só sei que "há mais mistérios entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia"...

    ResponderExcluir