domingo, 11 de abril de 2010

Esse mundo é pequeno

Três coisas que eu tenho observado com atenção desde o início da minha adolescência, e que mexem bastante comigo, podem ser resumidas através de três frases: esse mundo é pequeno; esse mundo dá voltas (gira); esse mundo gira mais depressa do que a gente espera ou imagina. Sim, eu sei que esses ditados são antigos. Mas são muito reais e atuais.
É engraçado como as coisas acontecem. Eu vivo numa cidade de aprox. 500 mil habitantes. Ou seja, nem tão grande, mas também não tão pequena. E é incrível como a gente "tromba" com conhecidos pelas ruas da cidade. No meu caso, acho que eu nem conheço tanta gente assim pra justificar esse tipo de acontecimento. Mas, geralmente, quando vou ao shopping ou a qualquer restaurante, sempre há alguém pra cumprimentar. Dá até a sensação de que sempre há alguém de olho em você.
Às vezes nos sentimos injustiçados. Mas, logo em seguida, vem um acontecimento que coloca as coisas no lugar. Alguns filósofos diriam simplesmente que é o cosmos ou o universo, em sua perfeição, acomodando as coisas e dando a cada indivíduo aquilo que merece. Os cristãos diriam que é Deus exercendo a Sua soberania sobre a terra. Mas, independentemente da crença, o que mais surpreende é a velocidade com que as coisas acontecem.
Num dia o cidadão está rico; na semana seguinte perdeu tudo, está falido. De repente recém-casados e felizes; dali a um mês, frustrados e em processo de separação. Hoje, um político de sucesso; amanhã, humilhado e envolvido num escândalo. O mundo sobe e desce. Esquenta e esfria. No fim das contas, esse papo me lembrou de outra máxima: nada se perde, nada se cria, tudo se transforma. E muito depressa.

Um comentário:

  1. Não sei se acontece com todo mundo em todas as cidades.. mas Londrina parece ter 30 pessoas! É incrível, né? Difícil ter alguém completamente novo, sempre fulano é amigo de não sei quem, primo não sei da onde, e por aí vai. Loucura.

    ResponderExcluir