terça-feira, 20 de abril de 2010

A gente precisa acreditar mais

Todo mundo anda tão desconfiado, tão desanimado com as amizades e os relacionamentos. Parece que as notícias e as experiências ruins, que são minoria, acabam se sobressaindo sobre os acontecimentos positivos. Há uns 10 anos atrás, eu tive uma experiência bem interessante com o meu "chefe" no trabalho. Eu tinha sido transferido de cidade há apenas uma semana, e coincidiu de naqueles dias eu ter que passar pela avaliação anual, realizada pelo meu superior, já que eu ainda estava nos 3 anos do estágio probatório. Essa avaliação é feita pela chefia imediata, que depois a repassa ao servidor para que ele tome ciência da nota obtida. A minha surpresa foi imensa quando eu recebi aquela avaliação e percebi que tinha recebido nota máxima nos mais de 20 ítens. Não resisti e fui "tirar satisfação" com o chefe sobre o porque de ter sido tão bem avaliado, se ele mal me conhecia. Talvez até tivesse sido mais sensato que, excepcionalmente, a minha chefia anterior tivesse feito a avaliação. Aí veio a lição. Esse cara era uma pessoa estranha, meio irritada, com algumas manias, um cara fechado e de poucos amigos, mas depois eu descobri que tinha um coração gigante. Ele me disse que sempre partia do princípio de que todo mundo é bom. A grande maioria das pessoas é "gente boa", como ele dizia. Até o dia em que pisarem na bola comigo e começarem a perder pontos. Mas, até então, eu parto do princípio de que essa pessoa é nota 10. Ele dizia que optava por confiar nas pessoas. Hoje eu acho que, mesmo diante dos riscos, ainda vale a pena acreditar nas pessoas. Essa deve ser a nossa opção. Vamos acreditar que ainda existe muita "gente boa" nesse mundo. E aí sim, se eventualmente alguém "pisar na bola", a gente pensa no que fazer. Viver carregado de deconfiança faz mal à saúde. E a gente ainda corre o risco de perder grandes oportunidades na vida.

Um comentário:

  1. Gosto muito da forma que vc escreve.... me divirto, reflito, concordo e as vezes discordo....e tbm acho que devemos acreditar nas pessoas! Estou curtindo acompanhar seu blog.... parabéns!!!!!!

    ResponderExcluir