quinta-feira, 29 de abril de 2010

Deus?

Eu acredito em Deus. Acredito em sua existência. Tenho um relacionamento peculiar com Ele, recheado de dúvidas e crises. Mas eu não posso negar a sua existência em virtude de algumas experiências personalíssimas e sobrenaturais que eu já tive em minha vida. Ele simplesmente existe em minha vida. Ainda que o resto do mundo concluísse pela sua inexistência, para mim ele continuaria existindo. Só eu vivi o que eu vivi, só eu senti o que eu senti. Simples assim. Às vezes eu fico surpreso quando tenho algum contato com alguém que se diz ateu. Isso é até comum lá no curso de filosofia. Mas o que me deixa mais intrigado é a necessidade dessas pessoas de enfatizarem constantemente o fato de serem ateus. Como se isso não estivesse bem resolvido e tranquilo em suas vidas. Como se precisassem convencer a si mesmos o tempo todo. Falam, discutem, escrevem sobre o tema. Eu não acredito em saci, não acredito em sereia, nem em mula-sem-cabeça etc. Mas nem por isso eu vou passar a minha vida discutindo, reafirmando ou escrevendo sobre isso. Saci não existe e ponto final. Isso é tranquilo pra mim. Por outro lado, eu acredito na existência de cabeça de bacalhau, embora nunca tenha visto uma. Acho pouco provável que exista um bacalhau sem cabeça vagando pelo fundo do oceano. Ninguém vai admitir, mas a busca obcecada para se provar a inexistência divina traz em si um desejo camuflado de se confirmar o contrário. Sabe aquela história: "eu não acredito, mas vai que..." Ou seja, o cara se diz ateu mas, no fundo, tá carregado de dúvidas. Mas não vai admitir.

2 comentários:

  1. Eu acho uma loucura tentar provar tanto a existência como a inexistência de Deus. Para mim isso é impossível. É uma questão de fé (ou a falta de), simples assim! (como você costuma dizer). Questões metafísicas devem ser discutidas, analisadas, refletidas, pesquisadas etc (ainda mais num curso de Filosofia, elementar), mas jamais serão provadas por vias racionais. Pelo menos é o que eu acho.

    ResponderExcluir
  2. olá, Rogério, acabo de conhecer teu blog. ele ainda está ativo? sim, porque depois do boom do facebook eles foram meio deixados da lado,rs...li pouco por aqui, mas, o que li gostei. não deixa de postar não...
    Um abraço.
    Artemis

    meu blog, meio abandonado, é o 'matutando com jesus'

    ResponderExcluir