sexta-feira, 2 de abril de 2010

O homem (nunca pisou) na lua.

Pois é, essa é polêmica. Alguns amigos fazem a maior cara de espanto quando eu afirmo que o homem nunca pisou na lua. Minha mãe certa vez me pediu pra guardar essa opinião apenas pra mim, pra que ela não passasse vergonha em público.
Vamos relembrar alguns fatos. Na década de 60, EUA e URSS viviam o auge da guerra fria e quem vencesse a disputa assumiria o papel de maior potência mundial, condição que atrairia as atenções e investimentos para aquele país. E foi o que, de fato, ocorreu quando os EUA conseguiram divulgar a farsa da viagem à lua e que fez grande parte do mundo pensar que aquilo realmente tinha ocorrido. A batalha pela liderança mundial estava ganha. As poucas viagens à lua ocorreram entre 1969 e 1972, sob o governo de Nixon, provavelmente o presidente mais polêmico ou controverso da história daquele país.
Porque mais de 40 anos depois da primeira viagem o homem não retornou mais à lua? Porque o homem não continuou com aquele espírito desbravador e seguiu até Marte ou Vênus? Porque nas décadas de 80 e 90 (passados mais de 20 anos) tantas naves espaciais americanas sofreram acidentes graves em "simples" tentativas de viagens pela órbita terrestre (exemplo das naves Challenger e Columbia)? A tecnologia espacial teria regredido? Ou seria falta de grana? Agora tem grana pra invadir o Afeganistão e o Iraque, mas não tem pra desbravar o espaço?
Eu pesquisei e descobri que os EUA gastaram US$200 bilhões, em valores atualizados, para mandar o homem à lua em 1969. E eu também descobri que em 2009, quando a primeira viagem completaria 40 anos e era aguardada a divulgação das fitas de filmagens originais feitas na lua (o público só teve acesso ao que era transmitido em tempo real pela NASA, durante a expedição, e com baixa qualidade - "tempo real", direto da lua, em 69???), a NASA divulgou que as fitas, antes noticiadas como perdidas no arquivo nacional dos EUA, na verdade tinham sido reutilizadas em outras filmagens, ou seja, filmaram por cima, por uma questão de "economia" de material (está no site da NASA). É sério. Ou melhor, essa informação foi divulgada pela NASA como sendo séria e verdadeira. Gastaram US$200 bilhões para realizar a expedição histórica e depois reutilizaram as fitas originais para economizar material. Deve ter sido em função do espírito reciclador e da consciência ambiental que paira sobre o povo dos EUA. Sinceramente, se o pessoal da NASA tivesse me ligado, eu teria usado minhas economias para bancar fitas novas e evitar que esses arquivos importantes tivessem sido apagados.
Eu poderia escrever páginas aqui levantando indícios ou evidências das fraudes ocorridas. Mas, para encurtar a história, vou deixar a indicação de um site que fez um trabalho minucioso, inclusive com a seleção de fotos, e que mostra muitas fraudes e descreve como seria impossível uma viagem à lua em 1969, como também talvez ainda seja impossível uma viagem à lua em pleno 2010 (http://www.afraudedoseculo.com.br/).

2 comentários:

  1. Olá, Rogério. Eu até tento entender seu ponto de vista sobre a farsa da ida do Homem à Lua. Esse site que você postou é apenas para alimentar essa bobagem da tal farsa. É como os livros do escritor Dan Brown: fazem sucesso porque as pessoas que acreditam em certas conspirações se acham mais inteligentes que as demais. Pura ilusão. Vou lhe mostrar um site em que desmente cada item do site que você viu:

    http://zeca.astronomos.com.br/afraudedafraude/afraudedafraude.htm

    Finalizando o raciocínio: se aquilo fosse mesmo uma farsa, você acha que os russos (que também dominavam a tecnologia espacial) iriam ficar calados até hoje? É claro que não. Seria uma grande oportunidade para humilhar os EUA.
    Pense nisso. Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Olá, Rogério. Sim, O Homem foi à Lua. O site que você postou quer apenas ganhar notoriedade com teorias conspiratórias. Aqui desmente o tal site:
    http://zeca.astronomos.com.br/afraudedafraude/afraudedafraude.htm

    Se fosse mesmo tudo uma fraude, você acha que os soviéticos, que também detinham a tecnologia espacial, iriam ficar calados até hoje? Você não concorda que essa seria uma grande oportunidade para os russos humilharem os EUA? Ninguém tem mais conhecimento sobre ciência espacial e moral que a Rússia para desmascarar uma suposta fraude tão gigantesca, que teria enganado bilhões de pessoas em 4 décadas.

    ResponderExcluir