terça-feira, 10 de agosto de 2010

Obstinação

Antes de começar a escrever esse texto, eu dei uma rápida olhada em algumas definições da palavra obstinação. Uma das definições mais objetivas foi: "perseverança em alcançar seus objetivos, tenacidade, persistência". Essa palavra mexe comigo. Eu também gosto das palavras perseverança e persistência, mas acho que até a sonoridade da palavra obstinação é mais forte, mais profunda. Nem sempre a gente consegue ser obstinado. Mas, ainda assim, acho que a obstinação é uma daquelas qualidades que devem ser buscadas sempre, independentemente da possibilidade de ser efetivamente alcançada. Pois a simples "busca" já vale a pena, o esforço e a mobilização valem a pena. A mera idéia da obstinação, da busca, da perseverança já nos faz pessoas melhores. A gente se sente vivo. Mas eu não me refiro a uma obstinação vazia, sem sentido. Não vale conseguir algo apenas pra poder estufar o peito e dizer que conseguiu, como aquele exemplo de ganhar dinheiro como fim, apenas pelo dinheiro em si, e não como instrumento ou meio para se alcançar outros prazeres. Eu estou falando de ser obstinado para se alcançar objetivos nobres como, por exemplo, se graduar numa universidade, construir uma casa, fazer uma viagem. Algo que traga outros benefícios sensíveis, que traga satisfação secundária maior do que simplesmente ter alcançado aquele objetivo. É conseguir fazer a viagem não pela viagem em si, mas por tudo de bom que pode acontecer numa viagem: as experiências, o aprendizado, as novas amizades etc. Eu já cansei de ver pessoas reclamando da vida. Por anos e anos. Reclamam do trabalho, da falta de dinheiro, da falta de saúde. Reclamam de tudo. Mas não fazem absolutamente nada para mudar aquela situação insatisfatória. Levam uma vida totalmente inerte. Como se aguardassem uma solução sobrenatural, vinda do céu. Assim é difícil. Nada cai do céu (a não ser raio, avião, cocô de passarinho). Então o melhor é se mexer. Obstinação é trabalho, é suor no rosto, lágrimas nos olhos. Mas também é recompensa, alegria e satisfação. Também é saúde e qualidade de vida.

Um comentário: