sábado, 17 de abril de 2010

Eu tenho cara de pobre

Eu tenho cara de pobre. É sério. Não que eu seja rico, eu não sou rico. Levo uma vida tranquila e comedida. Mas eu tenho a pobreza estampada na minha cara. Ou no meu jeito de me vestir e me comportar. É fato que a minha familia é de origem bem simples, e isso não é problema. Mas a forma como me tratam no comércio...
Eu vou tentar explicar. Toda vez que eu passo por uma vitrine, vejo uma roupa legal e cara (sempre a roupa ou sapato que me chamam a atenção são os mais caros da loja, é incrível!) e entro pra perguntar se tem o meu número, a mocinha engomada logo me retruca: "mas tem também aquele modelo ali óóó, que está na promoção, por R$49,00". Será que é tão difícil de entender que eu gostei daquela peça que eu vi na vitrine e não importa se é a mais cara?!? Depois, já no caixa, eu entrego o meu cartão de crédito, aviso que quero à vista, em parcela única. A mocinha não resiste: "mas moço, você pode parcelar a compra em até 84 meses". Moça, eu já disse que quero pagar de uma vez só. Não gosto de compra parcelada. Ou eu tenho dinheiro e compro, ou não tenho dinheiro e não compro. E só uso o cartão de crédito pra não ter que carregar dinheiro no bolso e poder acumular milhas na companhia aérea.
O pior de tudo é quando eu vou a uma concessionária de veículos. Às vezes eu e o meu pai entramos numa concessionária só pra dar uma olhadinha, por curiosidade mesmo. Os caras simplesmente nos ignoram. Absolutamente ninguém vem nos atender. Eu fico imaginando: será que está escrito na minha testa que eu estou ali só por curiosidade? Será que os caram leem o meu pensamento? Mas e se eu estivesse ali pra comprar um carro? Acho que eu teria que gritar ou implorar pra ser atendido.
A única explicação que eu encontro pra ser atendido dessa maneira, além da minha cara de pobre, é o fato de eu andar vestido de forma beeeeem casual quando não estou trabalhando. Basicamente jeans, camiseta e tênis. É assim que eu me sinto à vontade.
De qualquer forma, eu sempre tento encontrar um lado bom em todas as coisas. E eu descobri que ter cara de pobre também tem as suas vantagens. Ninguém te inveja ou fica com olho gordo em você; raramente alguém vem te pedir dinheiro emprestado. Às vezes, até me perguntam se está tudo bem com a minha vida financeira.
Eu já ia encerrar esse papo, mas me lembrei de uma história engraçada. Eu nunca liguei muito pra carros. Prefiro economizar dinheiro pra uma viagem, do que pra trocar de carro. Hoje eu tenho um carro bom e semi-novo, mas é muito mais por necessidade e comodidade no trabalho, do que pelo carro em si. Há alguns anos atrás eu tinha um Fiat Uno, branco e simples (carro barato, não exige muita manutenção), e eu estava conversando com um tio. Ele começou com uma conversinha estranha, meio sem jeito, engasgando com as palavras, e me perguntou porque eu andava de Uno. Achei engraçada a preocupação dele. Me perguntou se eu não tinha dinheiro pra comprar um carro melhor, se o meu pai não poderia me ajudar, se eu estava com dificuldades, precisando de ajuda. Caramba!!! Só porque eu andava de Uno??? O Uno me satisfazia, não me dava dor de cabeça e nem muita despesa. Era ideal pras minhas necessidades. E até aquele momento eu não tinha experimentado nem sido seduzido pela direção hidráulica e o ar condicionado.
As pessoas se preocupam com a aparência. E nos tratam de acordo com a nossa aparência. Confesso que isso não me incomoda tanto. Mas uma coisa é fato: a minha cara de pobre continua aqui, não tenho como negar.

3 comentários:

  1. Muito sincera a sua colocação. Vivemos em uma sociedade hipócrita que julga os outros,por serem melhores só porque possuem bens materiais e não pelos seus valores. Mas você está certíssimo viver a sua vida da maneira que lhe faz bem, sem se preoucupar com o que os outros estão pensando!
    Parabéns pela sua colocação, muito boa mesmo!

    ResponderExcluir
  2. kkkkk Oi Rogerio, como vai voce? Eu vivo nos Estados Unidos ha uns 5 anos, e onde quer que eu va tambem sofro essa "discriminacao".Hoje ate me senti um pouco mal numa loja de perfumes, claro que eu amooo uma promocao, quem nao gosta, ne mesmo? A loja estava com placas de "SALE" e entramos eu e meu esposo, a mocinha americana ja foi dizendo" nao toque nas caixas, e eu respondi: estava pensando em levar, e ela disse: se quer provar o provador esta ali" apontando para uma prateleira do lado, e eu fiquei tao sem graca que sai da loja.... ela nos olhava como se fossemos roubar. Eu e meu esposo temos aparencia indigena, creio que seja discriminacao mesmo, mas ela nem imagina que acabamos de comprar uma casa a vista aqui na Florida e se bem tratados poderiamos sair com no minimo 2 vidros de perfumes da loja dela. Estamos em Key West por uma semana mas fomos mal recebidos no Hotel tambem. As pessoas discriminam pela cor da pele, pela roupa que vestimos, nao sabem o valor que temos por dentro do coracao e em nossas contas bancarias, por onde vamos sempre da no mesmo, seu blog me fez sentir um pouco melhor pois vi que nao 'e apenas conosco. Deus vos abencoe a todos que se sentem assim como eu me senti hoje.

    ResponderExcluir
  3. Rogério eu tbm tenho um Uno. Já sofri discriminação de um vendedor no trânsito por causa do Carro (ou porque tenho cara de pobre tbm, vai saber...)
    Eu estava parada no sinal e um vendedor ambulante me ofereceu "capinha para celular", eu neguei e agradeci educadamente. Logo depois ouvi o cidadão oferecer uma "capa para tablet" para o Honda que estava atrás de mim....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir