quinta-feira, 10 de junho de 2010

Porque eu escrevo?

Me perguntaram se não tenho receio de me expor ao escrever. Eu sei que há riscos, mas realmente não tenho esse receio. Acredito que, quem se dispõe a escrever qualquer coisa, deve estar consciente de que vai se expor de alguma maneira. Cedo ou tarde, vai expor conceitos, vontades, fraquezas, desejos, frustrações, preconceitos.
Eu escrevo pra desabafar. Desabafo pra mim mesmo. Também escrevo pra me distrair e pra sonhar. Consigo realizar nos meus textos alguns sonhos que não seriam possíveis na vida real. E também consigo viajar pra lugares que ainda não pude conhecer. Depois que escrevo, leio e releio o que escrevi diversas vezes. Altero, aprimoro, censuro e transformo os meus textos. Mas, principalmente, aprendo com o que eu escrevo. Aprendo um pouco mais sobre mim mesmo. 
Algumas vezes escrevo pra dar "um puxão de orelha" em mim mesmo. Pra que determinada situação ou experiência fiquem bem registradas e eu possa me lembrar delas se um dia precisar. E pra que, nos comentos de dúvida ou crise, eu possa recorrer ao que escrevi pra me lembrar do melhor caminho a seguir.
Eu sempre me surpreendo quando alguma história que contei mexe com alguém. Acho muito legal quando alguém se identifica comigo através de algo que escrevi. Acho esse tipo de interação fantástica. Até mesmo novas amizades podem surgir desse tipo de acontecimento.
Eu tenho que confessar que eu também escrevo pros meus filhos. A gente não sabe por quanto tempo ainda estará por aqui. Por isso, quando escrevo, penso em deixar algo registrado pra eles. Pra saberem como eu sou, como eu penso, como eu sonho, como eu sofro, como eu me alegro. Então também é especialmente pra eles que eu escrevo.
Por isso, escrevo para interagir, pra desabafar, pra aprender, pra polemizar, pra registrar. Escrevo pra amar. E amo através das minhas palavras.

2 comentários:

  1. vejo que me identifico com você, gosto de ler,o gosto pela leitura me fez refletir e observar melhor as coisas que realmente tem fundamentos.

    ResponderExcluir